Voluntários contribuem para manutenção do Abrigo Ana Ribeiro em Serra Talhada

O abrigo Ana Ribeiro, ou Casa dos Pobres, ajuda idosos em Serra Talhada há 68 anos. Atualmente, a casa localizada no bairro Manoel Pereira Lins abriga 22 pessoas, muitas abandonadas pelas famílias.

O trabalho realizado no local é realizado graças a voluntários e doadores.  As doações da Festa da Padroeira Nossa senhora da Penha, por exemplo, foi essencial para a inauguração da cobertura da sala de Fisioterapia em fevereiro deste ano.

A sala começou a funcionar em 2013, mas hoje conta com equipamentos que proporcionam uma qualidade de vida melhor para os idosos, como aparelhos de ultrassonografia e outros que amenizam a dor e ar condicionado. “Contamos também com o apoio dos estagiários dos cursos de enfermagem e fisioterapia da Fis (Faculdade de Integração do Sertão”, afirma a coordenadora, Ângela Maria Gomes.

Outro espaço importante do abrigo Ana Ribeiro é a Farmácia, onde uma chefe de enfermagem faz um trabalho de acompanhamento da medicação dos pacientes. Tudo é feito de forma organizada através de uma ficha contendo os horários, medicamentos. Além disso, as técnicas de enfermagem realizam a aferição da Pressão Arterial de rotina. Maria José é pioneira, ela atua no local graças à parceria da Tupan Construções. Quando necessário, todos os internos recebem assistência médica e odontológica.

Ainda segundo a coordenadora Ângela, outra preocupação é com a alimentação dos idosos. Eles são alimentados seis vezes ao dia, inicialmente recebem o café da manhã, às 07:30 atém 08h00. Ás 10h00 é oferecido o primeiro lanche e às 11h30 o almoço. O lanche da tarde é servido às 15h00. Já às 17h30 recebem o jantar e às 20h00 mais um lanche.

E todas às terças-feiras um trio de forró pé-de-serra vai levar alegria aos velhinhos e velhinhas do abrigo com o objetivo de promover uma maior interação entre eles. É o amor e a sensibilidade dos voluntários que busca diminuir a carência financeira e efetiva de quem tanto fez pela Capital do Xaxado no passado.

Foto: âncora do Sertão

Foto: âncora do Sertão