VII Semana Acadêmica começa nesta quarta-feira (11) com mais de 170 trabalhos inscritos

A VII Semana Acadêmica da Faculdade de Integração do Sertão (FIS) começa nesta quarta-feira (11) e prossegue até a sexta-feira (13). A adesão dos alunos ao evento que traz nesta 7ª edição o tema ‘Conhecimento Científico Para Além da Universidade: Uma Nova Visão Para Antigos Problemas’ pode ser traduzida em números de inscrições de trabalhos. A Comissão de Organização recebeu mais de 115 propostas de apresentação de banners, 40 para comunicação oral, cinco conferências, duas para exibição de filmes com debate e a apresentação de um vídeo. Além disso, os docentes da instituição propuseram cinco mini-cursos em várias áreas. Ao todo foram mais de 170 trabalhos inscritos para o evento.

A coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupex) da FIS, a professora doutora Andreia Santos, enfatizou que nesta 7ª edição a quantidade e qualidade dos trabalhos inscritos superou as expectativas. “Há trabalhos muito bons e que trazem temas extremamente relevantes e até atuais para o contexto em que vivemos como é o caso da microcefalia e os do campo do Direito. Tivemos a preocupação em incluir discussões que ampliassem a visão crítica dos discentes da FIS como a inclusão da discussão sobre o Direito Marítimo”, frisou.

A coordenadora Andreia Santos reforçou que um fator preponderante para esse volume de trabalhos inscritos se deve ao comprometimento dos alunos de todos os cursos da Faculdade de Integração do Sertão (FIS). “Muitos de nossos alunos produziram as propostas de trabalhos sem a orientação de um professor e há casos como os do 7º período de Administração que inscreveram as propostas para apresentar os projetos que estão produzindo como Trabalho de Conclusão de Curso. O nível e a expectativa em atender a esse chamamento do Nupex em discutir antigos problemas sob uma nova visão tendo como o desafio de enxergar o conhecimento para além da Universidade nos deixa muito instigados com as discussões que devem ocorrer nesses três dias de programação”, reforçou.

Para o diretor-presidente da FIS, Luis Pereira de Melo Júnior, a Semana Acadêmica é uma das atividades extra salas de aulas das mais importantes porque além de incentivar os alunos a produzirem conhecimento científico abre espaço para a troca de saberes nas mais diversas áreas. “A Semana Acadêmica é um momento extremamente importante para nós da FIS porque é o grande encontro de pesquisas, conhecimentos e saberes que os discentes estão desenvolvendo sozinhos ou com orientação de professores e essa troca de experiências enriquece na formação dos alunos e docentes em discutir a pesquisa científica a partir de vários olhares e suas respectivas áreas”, afirmou.
A abertura oficial ocorre às 19h05 com a participação da coordenadora do Nupex, Andreia Santos e o diretor-presidente da Fis, Luis Pereira de Melo Júnior. Às 19h25, haverá a Conferência de Abertura com o título ‘Conhecimento Científico Para Além da Universidade; Uma Nova Visão Para Antigos Problemas’ com o professor doutor da Universidade Estadual da Paraíba, Marcelo Saturnino da Silva e mediação do professor doutor da FIS, Marcos Érico de Araújo Silva. A programação do evento pode ser acessada no link: https://semacfis.wordpress.com/programacao/

Núcleo de Comunicação e Marketing da FIS (Nucom-FIS)