Vereadores do PT de Serra Talhada, Santa Cruz e Caruaru mudam sobrenome para ‘Lula da Silva’

O bordão ‘Eu sou o Lula’ que surgiu nas redes sociais após a prisão ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva saiu do virtual com uma decisão inusitada de vereadores do interior pernambucano.

Sinézio Rodrigues vai entrar como uma solicitação de mudança em seu nome parlamentar, para Sinézio Rodrigues Lula da Silva, na sessão da Câmara de Vereadores de Serra Talhada de segunda-feira (16). A alteração já foi feita no facebook.

O político passará a ser chamado de Daniel Lula Finizola em reuniões e ações que envolvam seu nome politico. / Foto: Divulgação

O vereador caruaruense, Daniel Finizola (PT), anunciou nesta quinta-feira (12) a mudança de seu nome parlamentar, acrescentando Lula ao seu sobrenome. Com pedido requerendo a alteração de seu nome parlamentar, o político passará a ser chamado de Daniel Lula Finizola em reuniões e ações que envolvam seu nome politico.

Movimento de protesto que vem ganhando forças no país desde a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a mudança de sobrenomes para Lula está se tornando cada vez mais comum entre membros do Partido Trabalhador (PT).

O mesmo aconteceu em Brasília, onde mais de 20 deputados federais alteraram seus sobrenomes para Lula, dentre eles a senadora e Presidente nacional do PT, Gleisi Lula Hoffmann.

A mudança não é feita no registro civil do político e sim em seu nome parlamentar, isso porque seus documentos não serão alterados, apenas sua nomenclatura para fins e uso parlamentares.

De acordo com o vereador, a prisão de Lula sem provas é um grave atentado ao Estado Democrático de Direito. “Em um momento histórico, com a militância se organizando em todo o país para protestar contra a sua prisão arbitrária fez um discurso afirmando que não se pode prender uma ideia. Lula nos disse que seríamos milhões de Lulas pelo Brasil, dando continuidade ao processo de resistência e da garantia do direito de retomada de um projeto político que mudou, pra muito melhor, esse país. O nosso gesto simbólico, realizado também por muitos/as parlamentares por todo o Brasil, nos posiciona politicamente em defesa de Lula e da democracia. E é com muito orgulho que carregamos, mesmo que simbolicamente, um nome que representa tanta força e resistência”, explicou.

Anteriormente, o vereador Ernesto Maia, da cidade de Santa Cruz do Capibaribe, também modificou o nome para Ernesto Maia Lula da Silva.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *