TV Jornal destaca: Lixão de Triunfo coloca em risco a saúde de moradores da cidade

Os moradores de Triunfo, no sertão, reclamam da fumaça, animais e da contaminação dos lençóis freáticos. Assista a nossa matéria:

CONFIRA A NOTA DA PREFEITURA ENVIADA À IMPRENSA:

“A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente vem acompanhando as ações voltadas a Política Nacional de Resíduos Sólidos na região do Pajeú através do CIMPAJEÚ.

O município de Triunfo de acordo com os estudos realizados pelo ITEP (2013) vai integrar um arranjo consorciado com os municípios de Serra Talhada (Sede para ser instalado o Aterro Sanitário), Flores, Calumbi e Santa Cruz da Baixa Verde.

Quanto ao Termo de Compromisso Ambiental (TCA), o município de Triunfo ainda não assinou, pois está passando por uma nova adequação junto ao Ministério Público que ressalta algumas características especiais do município.

Ressaltando que esta Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, vem trimestralmente fazendo um trabalho de monitoramento dos lixões (Sede e Distritos).

“Segundo o MPPE, nenhum município pernambucano se adequou totalmente à política, embora 23 possuam ou compartilhe aterro sanitário, que é apenas um dos pontos que devem ser observados no PNRS” . A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente está elaborando um projeto intitulado “PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL – TRIUNFO SOB UM OLHAR SUSTENTÁVEL E TRANSFORMADOR”, DIZ A NOTA.

Lembrando que o Ministério Público de Pernambuco promove nesta quinta-feira (22), uma reunião na cidade para discutir o problema no lixão da cidade. A expectativa é que a Prefeitura assine o Termo de Compromisso Ambiental (TCA). Na ocasião será discutida também a corrupção no país e apresentado o novo promotor da cidade.