Sertão de Pernambuco pode ganhar novo campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf

Em entrevista exclusiva ao LeiaJá, nesta quarta-feira (28), o prefeito de Salgueiro, Clebel Cordeiro, revelou informações sobre a tentativa de levar ensino superior ao município. De acordo com o gestor municipal, a cidade precisa e deve se tornar, em breve, um campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

O prefeito revelou que Salgueiro enfrenta sérios problemas econômicos, principalmente no que diz respeito ao número de desempregados. Segundo Cordeiro, cerca de 7 mil pessoas estão sem trabalho na cidade. Além disso, paralisações em obras da transposição do Rio São Francisco e da Transnordestina também implicaram em retratação econômica. Para o prefeito, por essas e outras situações a cidade precisa investir em educação superior de qualidade.

“Estamos buscando um campus da Univasf para Salgueiro. Já foram feitos os trâmites legais e deve ser votado em breve. Esse campus vai ser a salvação, porque a cidade vai crescer pela educação”, explicou Clebel Cordeiro.

De acordo com o prefeito, os cursos que já foram definidos são ciência da computação e engenharia de produção. A previsão é que as aulas já iniciem em 2018, porém em prédios improvisados, até que o campus seja construído. O gestor também revelou que existe uma possibilidade da implantação do curso de medicina.

“Eles vão estudar a implantação de medicina. Tive uma conversa com o ministro Mendonça Filho. Os dois cursos já estão garantidos: ciência da computação e engenharia de produção. Medicina ainda não é certeza, mas temos espaço para esse curso”, alegou o prefeito.

Clebel informou que existe uma verba no valor de R$ 50 milhões destinada à implantação do campus. Os recursos são federais, fruto de pedidos feitos pelo prefeito. Questionado sobre quando a construção do campus será finalizada, o prefeito preferiu não cravar uma data, mas adiantou que pelo menos 300 alunos devem ser beneficiados.