Serra Talhada alcança primeira posição no Brasil no ranking de transparência pública

PREFEITO DUQUE

Certo do dever de transparência na condução da Gestão Pública, o prefeito Luciano Duque determinou ao secretário de Governo, Josembergues Melo, ao Controlador-Geral do Município, Thehunnas Peixoto e ao Diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Danilo Barbosa, a inscrever o município de Serra Talhada para participar da Escala Brasil Transparente da Controladoria-Geral da União (CGU).

A Escala Brasil Transparente (EBT) é uma metodologia para medir a transparência pública em estados e municípios brasileiros. A EBT foi desenvolvida para fornecer os subsídios necessários à Controladoria-Geral da União (CGU) para o exercício das competências que lhe atribuem os artigos 59 da Lei Complementar nº 101/2000 e 41 (I) da Lei de Acesso à Informação, assim como os artigos 68 (II) do Decreto nº 7.724/2012 e 18 (III), do Decreto nº 8.109/2013.

Hoje (20), técnicos do município receberam a informação que Serra Talhada alcançou a nota máxima no índice nacional da EBT, isto é, 10 (DEZ). Essa nota coloca a cidade na primeira posição no ranking nacional e estadual em termo de transparência pública.

Segundo o prefeito Luciano Duque “essa notícia coroa todo o esforço da gestão em deixar tudo as claras e ao alcance do povo. Nosso compromisso com a transparência, a publicidade e o acesso à informação foram metas fixadas desde o início do Governo que agora recebe a chancela de um dos órgão mais respeitados do Brasil.” O gestor assegura ainda que “não temos nada a esconder”.

Apenas 29 municípios brasileiros obtiveram a nota máxima (10), dividindo a primeira colocação no ranking, sendo  03 pernambucanos, entre eles, Serra Talhada.