Secretaria de Saúde de Serra Talhada realiza ação em postos de combustível para caminhoneiros

campanha

Nos dias 15, 22 e 29, às 17h, a Secretaria de Saúde de Serra Talhada, através do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, vai realizar a Campanha Ande Seguro! Uma campanha que visa a saúde dos caminhoneiros.

De acordo com a coordenadora do CTA, Rafaela Terto, a ideia é oferecer, gratuitamente, testes rápidos de DST/HIV, Sífilis e Hepatite B e C. “Vamos fazer distribuição de preservativos masculinos e femininos, além de realizar testes rápido e bater um papo sobre prevenção, no intuito de conscientizar essas pessoas para a prática do sexo seguro”.

As ações acontecem nos postos de combustível de Varzinha, Posto 411 e no Posto do Bom Jesus/Malhada. Ainda segundo Rafaela, o resultado é sempre sigiloso e quando positivo, a equipe do CTA é responsável por encaminhar as pessoas para tratamento e orientações nos serviços de referência.

“Se o caminhoneiro for de Serra Talhada, ele será orientado a procurar nossos serviços no Centro. Caso ele seja de outra cidade, nós fazemos um encaminhamento por escrito para o Centro de Testagem e Aconselhamento da cidade de origem do caminhoneiro para que ele inicie o tratamento”, explica a coordenadora.

O objetivo é a promoção da saúde, diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Todos os caminhoneiros que realizarem os testes receberão de brinde uma bolsa com preservativos.

“Com estas ações extras nós conseguimos levar a grupos vulneráveis, como o dos caminhoneiros, a oportunidade de realizarem os testes para prevenção. Normalmente os caminhoneiros, por passarem muito tempo trabalhando, não possuem tempo para procurar o atendimento. É importante citarmos que a Secretaria de Saúde preconiza este grupo de risco para doenças sexualmente transmissíveis”, comentou a Secretária Márcia Conrado.

Um Comentário