Secretária de Saúde de Flores anuncia nova fase da campanha de combate ao Aesdes aegypti. Programa Mãe Coruja realiza palestra

Município colocará SELO nas casas que não tiverem foco do mosquito transmissor.
A secretária de Saúde de Flores, Dr.ª Valéria Medeiros, anunciou na manha desta terça-feira (16), nova fase do Plano Emergencial de Controle do Mosquito Aedes Aegypti.
As ações foram estrategicamente planejadas para inspeções porta a porta, colagem de selo nas casas livres do foco do Aedes aegypti e, sorteio de prêmios entre os moradores que manterem suas residências sem criadouros do mosquito.

 

CampanhaAedes_Selo_1 CampanhaAedes_Selo_2

A microcefalia foi tema de discussão e análise em palestra realizada para coordenadores e colaboradores do Mãe Coruja em Flores/PE.

 

Na última terça-feira (16), na sede do Mãe Coruja, em Flores, o Coordenador de Endemias do município, Celso Itamar, fez uma abordagem sobre a doença, desde o surgimento dos primeiros casos até o surto virótico que estamos enfrentando em nível municipal e estadual.

 

Além de falar sobre causas da doença, Celso, esclareceu sobre os sintomas da zika, chikungunya e da dengue e traçou os objetivos para detectar, notificar e orientar quanto à Microcefalia.

 

“Eliminar o vetor (Aedes) é algo de muita importância. A população tem que fazer a parte dela, assim como os governantes devem fazer a parte deles”. A gente tem que se preparar com a vigilância constante, essas crianças terão que ser acompanhadas por muito tempo. Já vi todo o tipo de caso como infectologista e aqui (na microcefalia) a gente parte de um cérebro lesado”. “É preciso uma força emocional e econômica grandes, temos que repensar a saúde pública, é um momento para todos refletirem”, salientou o Coordenador.
Estavam presentes: a Coordenadora Regional da Educação, Mônica Santos, Técnicas de Saúde do Mãe-Coruja, Priscila Vargas e Danielly Carvalho; representantes do Creas, Cras e do Centro de Convivência, Josinaldo Pereira de Siqueira; o Supervisor da Funasa, Edvaldo Luiz; o Coordenador de Combate a Doença de Chagas, Educandas do Mãe Coruja, Celia Queiroz e Leidynauria, gestantes e outros assistentes.

MãeCoruja_Aedes_1