Rio pajeú está tomado pelo lixo de várias cidades e polui manancias em Serra Talhada

O lixo continua tomando as margens do Rio Pajeú. Em Afogados da Ingazeira inúmeros dejetos são jogados no no leito diariamente, oriundos das galerias da cidade. “Ainda tem o mato cobrindo a área ribeirinha de canto a canto”, informa o blogueiro Itamar França.

Uma realidade constatada e Afogados da Ingazeira mas que ocorre também em outros municípios da região, como em Carnaíba. O bairro Carnaíba Velha, por exemplo, despeja todo o esgoto no leito. Com isso, os mananciais de Serrinha e Jazigo, em Serra Talhada estão contaminados com bactérias, até substâncias cancerígenas que são despejadas pelo Rio, tornando a água imprópria para o consumo.

 

Outro ponto pouco debatido é a questão da extração da areia do seu leito. Em Floresta, a ação dos carroceiros fez acabar as encostas, o leito ficou raso e qualquer água que desce da cabeceira, em Brejinho e itapetim, invade parte da cidade.

“Sem nenhuma fiscalização a coisa tem tomado uma dimensão incontrolável. Falta uma campanha educativa por parte das autoridades para a despoluição do rio, já que existe dinheiro pra festas queima de fogos, propagandas demasiadas, etc”, denuncia Itamar França.