Presidente da Câmara de Afogados da Ingazeira assume hoje prefeitura devido viagem do prefeito Patriota a Porto Rico E EUA e de passeio da vice

Franklin Nazário

Foto: Itamar França

O vereador e presidente da Câmara Municipal, vereador Antony Franklin Moraes (PMDB) vai assumir, interinamente, nesta terça-feira (18), a Prefeitura de Afogados da Ingazeira. É que prefeito José Patriota (PSB), que também é presidente da AMUPE, cumpre uma agenda fora do país e a vice-prefeita, Lúcia Moura, também havia agendado há muito tempo uma viagem com a família para esta data.

Uma cerimônia na Prefeitura Municipal, às 09h00 sela a entrega da chefia do Executivo na Câmara Municipal. A frente do executivo Municipal por duas semanas, o peemedebista declarou que apenas irá acompanhar os trabalhos sem interferir efetivamente na gestão.”Se precisar toamar uma decisão polêmica ligo para Patriota”, afirmou.

O prefeitode Afogados da Ingazeira, José Patriota, que luta em defesa de um novo modelo federativo, agora representa o Confederação Nacional dos Municípios – CNM em palestra que fará em San Juan, capital de Porto Rico a convite da Associação de prefeitos daquele país. O gestor fala da convivência com Semiárido Pernambucano, suas dificuldades e potencialidades, no IX Congresso Latino-Americano de Cidades e Governos Locais entre os dias 20 e 22 de agosto.

 

O Congresso reunirá prefeitos, vereadores e autoridades locais de todo o continente americano. A programação do evento traz discussões focadas em três áreas: autonomia municipal, desenvolvimento sustentável e o uso da tecnologia como ferramenta de êxito. Esses temas representam desafios enfrentados pelos gestores em diversos países, o que incentiva a busca por soluções comuns.

 

Nos dias 24 e 25 de Agosto, o Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, participará em Washington, capital dos Estados Unidos, de rodadas de negócios e reuniões de trabalho no Banco Mundial, OEA (Organização dos Estados Americanos) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “Acho que é importante esse intercâmbio, é um reconhecimento ao meu trabalho. E onde eu estiver, serei anunciado como Prefeito de Afogados da Ingazeira, Sertão Pernambucano, levando o nome de nossa terra para além das fronteiras do Brasil,” avaliou Patriota.

 

Em tempo, Patriota inaugurou no último fim de semana o Espaço Empreendedor no município de Afogados da Ingazeira, em parceria com o Sebrae. A sala vai funcionar no primeiro andar da Secretaria Municipal de Assistência Social, na Rua Sen. Paulo Guerra.

 

O local vai contar com agentes de desenvolvimento, técnicos da Prefeitura e do Sebrae, que irão auxiliar na formalização dos pequenos negócios e dos microempreendedores individuais. Cabeleireiros, artesãos, comerciantes de lanches, marceneiros, dentre diversas outras atividades poderão ser beneficiadas.

Menos impostos, acesso a crédito com juros baixos, formalização, adesão ao INSS, capacitação sobre temas relacionados ao negócio, são algumas das vantagens que os pequenos empreendedores de Afogados poderão obter com esse novo espaço.

 

A atualização da legislação pertinente ao microempreendedorismo já está sendo estudada pela Câmara. A nova lei vai permitir à Prefeitura implantar um sistema de compras públicas que permitam a participação dos pequenos na venda de produtos e serviços à Prefeitura.

O prefeito José Patriota disse que “Em meio a essa grave crise, é mais uma porta que se abre para que se possa  gerar renda e oportunidades para os moradores. A cerimônia contou com a presença do Superintendente Estadual do SEBRAE, José Osvaldo de Barros Lima; do representante do SEBRAE-Serra Talhada, Pedro Lira; representantes da CAIXA e BNB, gestores municipais e Vereadores.

 

Após a cerimônia oficial, uma exposição mostrou o talento de artesãs de diversos grupos organizados e a qualidade dos produtos por ela confeccionados. Aos presentes foi oferecido um coquetel, ao som do talento do multi-instrumentista Chagas.

 

O Prefeito José Patriota disse ainda que o Sebrae já atuava no município de forma episódica e localizada, mas ainda não havia uma parceria formal com a gestão do município para fortalecer e ajudar na formalização dos pequenos negócios em Afogados da Ingazeira.