Prefeitura e XI Geres iniciam campanha de Combate à Dengue em Sera Talhada

O mosquito Aedes Aegypti, principal transmissor da Dengue, Febre de Chikungunya e do Vírus Zika, encontrou na cidade um ambiente ideal para se desenvolver. Para ele não tem período ruim, no tempo das chuvas ele coloca seus ovos em recipientes formados pelo acúmulo de lixo nos terrenos, no período de seca muda de local e vai para os reservatórios residenciais de água da população.

No estado de Pernambuco, no ano de 2015, já foram notificadas 55 mortes por suspeita de dengue. Destas, 15 foram confirmadas, 9 descartadas e as demais estão em investigação. A Febre de Chikungunya acometia somente pessoas que viajavam a locais onde havia circulação do vírus. Atualmente, o vírus está circulando pelo estado de Pernambuco.

Atualmente estamos vivendo um período de seca e diante da possibilidade de aumento significativo no número de casos, a Prefeitura Municipal de Serra Talhada e a XI Geres, tiveram, nessa semana, uma reunião para o planejamento de ações de combate ao vetor. Levando em consideração que o mosquito Aedes Aegypti vai além das fronteiras municipais, o plano será proposto aos outros municípios que fazem parte da região.

Quanto às estratégias para combate ao mosquito, o Secretário Executivo de Saúde, Aron Lourenço afirma “O trabalho da Equipe de Saúde é importante, mas não deixa o local imune se as pessoas não fizerem suas partes. Se cada proprietário cuidasse do seu território e fiscalizasse os arredores, e utilizassem este produto para lavar os locais com acúmulo de água, reduziríamos muito o número de casos de dengue”.