Prefeitura divulga programação do IX Encontro das Culturas Populares e Tradicionais. Confira:

O Prefeito Luciano Duque e o Secretário de Cultura e Turismo, Anildomá Willans, divulgaram nessa sexta-feira (13),a programação completa do IX Encontro das Culturas Populares e Tradicionais, que vai acontecer entre os dias 20 e 29 de novembro em Serra Talhada.

 

A programação anunciada nesta sexta-feira (12) é o reflexo da diversidade cultural brasileira e afirma as várias estéticas da cultura popular como o Fandango, Samba, Maracatu, Capoeira, Aboio, Reisado, Chegança, Boi, Cavalo Marinho, Carimbó, Samba de Roda, Quadrilha, Caretas, Bicharada, Folia, Embolada, Cantoria, Burra, Boi de Caboclinho, Coco de Roda, Samba de Bumbo, Congo, Forró, Xaxado, São Gonçalo, Frevo, Hip Hop e Mamulengo.

O evento terá ainda cortejos, shows de palco, espetáculos na feira e no terreiro de Pai Hebert, nos Engenhos. Grupos de renome nacional garantem presença como a Velha Guarda da Mangueira, Cabras de Lampião, Mestres do Carimbó, Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, Pereira da Viola, Mestres do Fandango do Paraná, Coco Raízes de Arcoverde, Os Nonatos, Josildo Sá, Quinteto Violado, Oliveira de Panelas e Jomacir Dantas, além de uma grande homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga, pelo sanfoneiro Cezzinha e a cantora Nádia Maia. Além de tudo isso, a programação ainda terá mostras de cinema, fóruns, oficinas e seminários com foco no estímulo à produção cultural.

Confira a programação na íntegra aqui!

(Foto: Thiago Santos / Texto: Rochany Rocha)

(Foto: Thiago Santos / Texto: Rochany Rocha)

 

Durante o anúncio, Karl Max, da Fundação Cabras de Lampião, se emocionou ao lembrar do trabalho e do esforço para que esse evento pudesse ser realizado em Serra Talhada. “Esse é um momento histórico para nosso município, que nos emociona bastante e que veio para coroar tudo que defendemos, derrubando preconceitos, derrubando a diferença, e esse ano vamos começar com um grande evento de celebração da Consciência Negra, e essa é uma vitória para todos esses segmentos”.

Já o Secretário, falou sobre as misturas artísticas e a felicidade de ser a primeira cidade do Nordeste a sediar o Encontro das Culturas Populares e Tradicionais. “Todas as linguagens artísticas de Serra Talhada estão nessa programação, com isso, vamos ter culturas do Brasil inteiro em Serra Talhada, e nós estamos de parabéns porque é a primeira vez que esse evento acontece no Nordeste e nosso município foi contemplado com esse grande movimento cultural”, afirma Anildomá.

“Enquanto muitos ia contra a realização do evento no interior de Pernambuco, a garra e a determinação dessa equipe fez a diferença. E aqui se promove cultura e não violência. Serra Talhada vai se transformar na capital cultural do Brasil. Vamos fomentar emprego e renda em todas os setores, com a presença de centenas de artistas sendo bem tratada em nossa cidade. Esse evento vai trazer muito resultado positivo, principalmente na economia do município. Serão mais de 65 grupos se apresentando aqui em Serra Talhada. Nós vamos viver um grande momento de efervescência e dialogando as várias linguagens culturais do Brasil inteiro, construindo juntos, uma nova política cultural para nosso país”, finaliza Luciano.