Polícia de Salgueiro desarticula quadrilha especializada em roubos e furtos denominada “cinquentinha”.

No início da tarde desta segunda-feira (16) Policiais Militares do 8ºBPM, Policiais Civis da 23ªDESEC e 193ªDPC, iniciaram uma Operação para desarticular uma quadrilha especializada em roubos e furtos em Salgueiro e cidades da vizinhança.

49d0d104-b559-4243-8c82-7e20ada8b181

A manobra policial contou com a participação do Núcleo de Inteligência do Sertão (NIS-3), Policiais Militares e Civis da Operação Malhas da Lei (8ºBPM e 23ªDESEC), efetivo da 193ªDEPOL, Guarnição Tática GT 02 do 8ºBPM e articulações eficazes do efetivo do Grupamento de Ações Táticas Itinerante (GATI) do 8ºBPM sob o comando do Sub Tenente PM – Damião. Após investigação realizada pela equipe MALHAS DA LEI/23ªDESEC, um dos integrantes do bando foi localizado e detido, o qual, se utilizou da “delação” com intuito de amenizar seu dolo, fato primordial para a progressão da ação policial que a partir de então, passou à procura dos demais envolvidos, que tinham como “Modus Operandi”, a utilização de uma motocicleta denominada como “cinquentinha” para a prática criminosa.

Durante toda à tarde da segunda-feira, os policiais envolvidos na manobra, realizaram incursões e em localidades diferenciadas em Salgueiro, identificavam e prenderam “um a um” parte do bando, que apontavam a pessoa de “Baiano”, como um dos chefes da ramificação. Ao final da “Operação Cinquentinha” o policiamento teve como resultado, as prisões de ITALO MANOEL OLIVEIRA DA SILVA, “Itinho”, 23 anos, morador das proximidades da Praça Elías-Salgueiro, CARLOS EDUARDO SANTOS SOUZA, “Digão”, 18 anos, residente da Rua Antônio Trapiá, bairro Nossa Senhora das Graças – Salgueiro, LUCAS ALVES DA SILVA SANTOS, “Paulista e/ou Paulistinha”, 21 anos, residente da Rua Antônio Trapiá, bairro Nossa Senhora das Graças – Salgueiro, JOÃO VITOR  SILVA MELO, “Crentinho”, 18 anos, residente da Rua Antônio Trapiá, bairro Nossa Senhora das Graças – Salgueiro e o apontado pelos demais, como sendo um dos mentores, HILTON VINY ARAÚJO DA SILVA, “Baiano”, 22 anos, residente na Rua Clarisbalte Filgueira Sampaio – Centro – Salgueiro-PE.

Com toda a organização, foram apreendidos, aparelhos celulares, carcaças de celulares, utilizadas para a montagem de aparelhos individualizados, pedras de crack, relógio e munição de calibre desconhecido. Parte dos objetos foram reconhecidos pelas vítimas que compareceram à delegacias para reaver os bens roubados, identificando suspeitos através de fotos. Fato inusitado foi o comparecimento de um ancião, pai de um dos suspeitos, o qual relatou informalmente que a própria esposa, ou seja, a mãe de um dos acusados, foi vítima do “bando”.

Todos os envolvidos e materiais apreendidos, foram encaminhados e apresentados à autoridade competente do 193 Distrito Policial de Salgueiro, ficando à disposição daquela delegacia. A Operação Policial continua em andamento com a finalidade de identificar, prender o restante do “bando” e apreender materiais furtados ou roubados.