Plano de Combate ao Mosquito Aedes aegypti continua nos bairros de Serra Talhada, hoje a equipe vai estar na Cagepe e amanhã no Ipsep

A execução do Plano de Combate ao Mosquito Aedes aegypti, em busca de combater a proliferação da dengue, da chikungunya e zyca vírus, continua nos bairro s de Serra Talhada.

A Secretaria de Saúde e Secretaria da Mulher realizaram uma ação na manhã desta terça-feira, 15, no residencial Vila Bela. Para o Secretário Executivo de Saúde, Aron Lourenço, “o trabalho nesse bairro teve que ser mais intenso devido o grande número de casos notificados na área”, afirmou. É preciso uma participação maciça dos moradores. Somente com isto é que de fato pode-se afastar o risco iminente que vive a população”, enfatizou Aron Lourenço.

A Supervisora dos agentes de endemia, Missilene Vasconcelos, destacou que “a população também tem a sua importância e não deve apenas esperar o agente para tomar uma atitude, todos podem criar ações e fiscalizar os vizinhos, para que todo esse trabalho seja eficaz, com a ajuda de todos. Nossa equipe está treinada para informar e orientar os cidadãos de forma clara e abordar de forma educativa os moradores em suas casas, fazendo a inspeção em toda a residência, tratando os depósitos, e mostrando ao morador o recipiente que tiver foco para que seja eliminado de imediato”.

A dona de casa Cícera Pereira Lima, 65 anos, revelou sua preocupação com essa situação de epidemia que está acontecendo na cidade e no Estado. “Eu estou com medo e vejo que tem gente que não está nem aí para a situação. Na minha casa eu não tenho vasilha com água, e tudo que pode juntar eu jogo fora pra evitar doença aqui. Faço questão de abrir a porta para os agentes e quando eles chegam eu atendo com o maior prazer, pois já tive dengue e minha filha também, mas graças ao pessoal da saúde eu aprendi a lidar com esse mosquito”, ressaltou dona Cícera.

No Plano de Combate ao Mosquito Aedes aegypti traçado pela Secretaria de Saúde de Serra Talhada, outras secretarias ficaram responsáveis por atuar em bairros da cidade, com o intuito de se fazer um trabalho multissetorial, com o envolvimento de todos. O bairro de Vila Bela ficou a cargo da Secretária da Mulher.

De acordo com a Secretária Executiva da Mulher, Kátia Nogueira, afirmou que a receptividade da população tem sido essencial. “Estamos sendo muito bem recebidos e ajudados pela população que está realmente muito interessada e engajada nesse combate”, disse a secretária executiva. Kátia Nogueira também destacou a importância da ação conjunta entra a Secretária de Saúde e as outras secretarias do município. “Temos que todos dar as mãos, pois essa parceria entre as secretarias é muito bem-vinda e está sendo muito produtiva”, afirmou.

No esquema criado pela Secretaria de Saúde de Serra Talhada, outras secretarias estarão atuando em diversos bairros, e em todos sempre com apoio das equipes de saúde de cada localidade.