Observatório Astronômico começa a dar bons resultados em Itacuruba e cientistas internacionais perguntam: onde é sua localizacão exata

Apos implantação do Projeto OASI ( Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica) está situado em Itacuruba que fica a 466km do Recife. Recentemente o telescópio, segundo maior em solo brasileiro e um dos maiores da America latina recebeu da União Astronômica Internacional (IAU), instituição máxima da área astronímica, o código único de identificação: OY28. Com isso, entra na rota mundial dos programas de busca por corpos que tem risco de colidir com a terra. Os programas em sua maioria estão concentrados no Hemisferio Norte. Recentemente chegou uma comunicação via e_mail de um recente exito cientifico obtido pelo Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI) onde repercutiu em todo mundo cientifico astronômico.
As imagens da ExoMars realizado pelo OASI tiveram grande repercussão nos meios científicos e na mídia especializada, como pode ser conferido em alguns links.
Todos os sites sao europeus e todos citam Itacuruba PE e o seu observatório.
www.exploration.esa.int/mars/57639examars-spolted-in-space/
www.cieletespace.fr/node/21453
www.russianspaceweb.com/exomars2016-mission.html
www.popsci.com/whatch-exomars-hurtling-through-space

A Exomars e uma missão da Agencia Espacial Europeia (ESA) em colaboração com a Russia que foi lancada rumo ao Marte no dia 14 de marco 2016. Devido a sua trajetória semelhante ( no sentido oposto) a de asteroide em rota de colisão com a terra, o centro de coordenação de objetos em Orbitas próximo da terra (NEOCC) da Esa, coordenou um campanha Internacional com objetivo de obter observações de Sonda ExoMars a partir da terra.

A pronta observação de objetos em movimentos rápido, com efermerides mal definidos num pequeno intervalo de tempo e com uma minima janela que devera ocorrer caso de descoberta de um asteroide em rota iminente colisão com a terra. Assim, o NEOCC acionou sua rede de observatórios colaboradores localizados no Hemisfério Sul, de onde a Sonda ExoMars poderia ser observado, inclusive o observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI, Itaparica PE). Apos o lançamento, o NEOCC começou a receber informações dos observatórios envolvidos na campanha. Depois de algumas mas noticias devido as condições meteorológicas adversas ou problemas técnicos, o OASI de Itacuruba foi finalmente recebida a primeira detecção positiva obtida por observadores da Austrália, utilizando um telescópio de espelho de um metro.
IMG-20160715-WA0001