Novos gestores escolares de Afogados da Ingazeira serão escolhidos pelo voto direto

A Secretaria Municipal de Educação divulgou ontem (14) o calendário para eleição direta dos novos diretores, diretores-adjuntos (no caso de escolas com mais de quinhentos alunos) e Secretários das Escolas Municipais de Afogados da Ingazeira.

Os novos gestores serão escolhidos pelo voto direto da comunidade escolar, formada pelos estudantes matriculados na escola e com frequência comprovada, pais ou responsáveis, professores e demais servidores da educação que atuem na escola.

 

Todas as orientações referentes ao processo eletivo foram dadas pela Secretária Veratânia Moraes à comunidade escolar do município, reunida no cineteatro São José na tarde desta quarta-feira.

 

“Garantir a democracia participativa no processo de escolha dos gestores escolares é um passo fundamental para melhorar a qualidade do ensino, pois amplia o nível de responsabilidade de pais e alunos com esse mesmo ensino”, avaliou a Secretária de Educação.

 

A seleção contará com três etapas distintas. A primeira constará da aplicação de uma prova sobre gestão escolar, com o objetivo de avaliar a real capacidade do candidato para exercer a função pleiteada. A segunda etapa será a eleição propriamente dita, envolvendo os candidatos que tiverem passado pela primeira fase. A terceira e última, será a capacitação dos novos gestores.

 

Confira o calendário:

 

INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO

19 a 23 de outubro

Local: Secretaria Municipal de Educação – 8h às 13h.

Data da Prova Escrita: 18 de novembro

Local: Prédio da Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira

Horário: 8h às 12h

Divulgação do Resultado: 23 de novembro

 

INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO ELETIVO

24 a 26 de novembro

Eleição: 30 de novembro (em cada escola)

 

CAPACITAÇÃO DAS EQUIPES GESTORAS ELEITAS

07 a 11 de dezembro

 

POSSE DOS ELEITOS

17 de dezembro