Nota oficial da Prefeitura de Afogados da Ingazeira sobre participação de Yane Marques nas olimpíadas

Em 1902, o jornalista Baiano Euclides da Cunha publicou em seu livro maior, “Os Sertões”, uma frase que entraria para a história. Como retrato da fortaleza de um povo, como denúncia das injustiças e opressões a ele praticadas: “o sertanejo é antes de tudo um forte.”

 

Nunca essa frase fez tanto sentido quando neste 19 de Agosto de 2016, após a participação de Yane Marques nas olimpíadas do Rio. Sertaneja guerreira, enfrentando as adversidades, em um esporte tão pouco praticado quanto desconhecido no Brasil.

 

Medalhas e campeonatos são apenas ornamentos, pedras preciosas para a joia essencial: firmeza de caráter, abnegação, dedicação e amor incondicional a sua terra. Afogados da Ingazeira e o seu povo terão sempre em seus corações, a gratidão especial para com a filha amada que tão longe levou o nome desta terra.

 

Parabéns guerreira! Você é, antes de tudo, forte como os lajedos destes sertões. Seu nome permanecerá incrustrado, como brilhante raro, nos rochedos de nosso amado Pajeú.

 

 

Prefeitura de Afogados da Ingazeira

Ps: o telão instalado pela Prefeitura para transmitir a participação de Yane Marques nas Olimpíadas, na Praça em frente aos correios, permanecerá no local para transmissão da final do futebol masculino entre Brasil e Alemanha, neste sábado, às 17h. Vale o Ouro inédito para o Brasil. 

Yane Marques fez o Brasil conhecer o pentatlo moderno. Medalhista de bronze em Londres-2012, atraiu um grande público para o Estádio de Deodoro, nesta sexta-feira, mas não repetiu o resultado de quatro anos atrás. Terminou ontem no 23º lugar. O ouro foi para a australiana Chloe Esposito, que tirou uma diferença de 45s para as primeiras colocadas na prova combinada de tiro e corrida. A francesa Elodie Clouvel ficou com a medalha de prata e a polonesa Oktawia Nowacka, com o bronze.

O evento todo foi ruim para Yane Marques, a começar pela primeira parte da prova de esgrima, na quinta, quando a brasileira foi só a 21ª colocada. Nesta sexta, ela ainda perdeu mais duas posições na chamada prova bônus, ficando em 23º. Antes, abriu a natação com o nono lugar.