Ministério Público Federal (MPF) coloca Flores em 3º lugar na transparência no Estado de PE

A avaliação foi baseada em 16 itens relativos à divulgação da remuneração de servidores, despesas a pagar, receitas arrecadadas, contratos e convênios.

 

O município de Flores, Sertão do Pajeu de Pernambuco, apareceu em 3º lugar no Ranking Estadual dos Portais da Transparência. O primeiro e o segundo foram, respectivamente, os município de São Bento do Una e Lajedo, no Agreste de Pernambuco.

 

A lista foi divulgada nesta quarta-feira (9) pelo Ministério Público Federal (MPF), e Flores pontuou 8,8 numa escala que varia de 0 a 10. Na sequência vem: 4º Tacaratu, São José do Egito, Recife-PE, 8,4; 7º Itapetim-PE com 8,2; 8º Angelim e Iati-PE com 8; 10º Água Preta-PE e Jucati-PE com 7,7; 12º Triunfo-PE com  7,5; 15º Caetés-PE 16º Quixaba-PE, 7,3. Serra Talhada tirou 5,70 e ficou na 47ª posição.

 

O município de Floresta, no Sertão de Pernambuco, ganhou nota 2,7 e ficou em 123º lugar. Municípios como Carnaubeira da Penha, Serra Talhada, Belém do São Francisco e até Mirandiba tiveram colocações melhores que a “Terra dos Tamarindos”.

 

Itacuruba e Orocó foram duas das 30 cidades que receberam nota zero

A avaliação dos estados e municípios foi baseada em 16 itens relativos à divulgação da remuneração de servidores, despesas a pagar, receitas arrecadadas, contratos e convênios. O ranking foi realizado de acordo com o questionário desenvolvido pela Ação nº 4/2015 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla).

 

O MPF informou que dos 185 municípios avaliados no estado, 20 obtiveram nota acima de 7 e trinta ficaram com nota zero por não atenderem, segundo a assessoria, as exigências da lei. Notícia foi divulgada pela agência de notícias G1, da Globo: http://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/2015/12/sao-bento-do-una-lajedo-e-flores-sao-destaque-em-ranking-de-transparencia.html