I Mostra Social no bairro Mutirão envolve comunidade nos equipamentos de convivência social de Serra Talhada

DSC_6557-1-730x425

Fotos: Thiago Santos

A I Mostra Social, realizada pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do bairro Mutirão trouxe como tema Mutirão: Uma nova comunidade fortalecendo vínculos e resgatando valores. “A ideia partiu da própria comunidade, que identificou os avanços do bairro, através dos equipamentos municipais, trazendo progresso e uma visão de desenvolvimento para a comunidade”, explica o Orientador Social, Marcelo Ramos.

Ainda de acordo com Marcelo, a valorização da comunidade, por meio das ações do governo, com a conquista de equipamentos como a Academia da Saúde, Cozinha Comunitária, além de várias ações dentro da comunidade desenvolvidas pelas equipes da Prefeitura, seja na saúde, educação, assistência social, ou mesmo na limpeza, “resgata o sentimento de pertencimento. Hoje a comunidade cuida e se preocupa com a limpeza, manutenção e organização dos espaços construídos pelo município em prol de uma melhor qualidade de vida para os moradores. E eles reconhecem isso”.

É o que confirma a Doméstica Maria Genilda, gestante de 7 meses e usuária dos serviços disponibilizados pela Prefeitura Municipal. “Mudamos para o mutirão para ficarmos mais perto da família e pelas facilidades de serviços. Aqui meus filhos estudam perto de casa, brincam perto de casa, praticamos atividades físicas num lugar bonito, organizado e seguro, e agora eu gestante, tenho todo o acompanhamento que preciso, também no posto perto da minha casa, além da comodidade dos Agentes de Saúde, que fazem questão de levar os resultados dos meus exames para minha casa”.

Durante o evento, crianças e jovens fizeram apresentações de dança e uma exposição com fotos e objetos, demonstrando o crescimento do bairro, bem como alguns comerciantes, representantes de igrejas, professores e moradores que deram seus depoimentos sobre como era o Mutirão antes e como está agora.

“Nós éramos um pouco esquecidos. Mas agora estamos tendo muitas conquistas. Nossos apelos foram atendidos e estamos vivendo um sonho, com toda essa estrutura que estamos recebendo, além dos profissionais, que costumo dizer que não estão aqui como funcionários, mas como nossos amigos. Já os temos como parte da família, por cuidarem e se importarem com a gente”, disse o comerciante João Lima. (Com informações da Assessoria/Rochany Rocha)