Homem é detido com arma de fogo e traficando 140 canários da terra em Salgueiro

Policiais Militares do 8º BPM, às 17:30h desta terça-feira (31), durante a Operação Carrossel de Fogo, realizando blitz/bloqueio, na BR 116, próximo à subestação de Salgueiro-PE, interceptaram o veículo Corola, placas PJY 1310 – BA, conduzido por EDIVALDO PEREIRA SANTANA, residente no Estado da Bahia, onde, durante a realização de vistoria no auto passeio,  foi encontrado em seu interior, 01 (um) Revolver calibre 38, marca Amadeo Rossi, oxidado, numero de série AA 427719, com 05 (cinco) munições intactas do mesmo calibre, sem o devido registro e consequentemente sem o porte da arma, documentação obrigatória para o transporte do armamento.

CANARIOS

Dando continuidade as buscas no interior do veículo, foram ainda encontradas, em torno de 140 (cento e quarenta) “Canários da Terra“, (Sicalis flaveola L.), Ave da família Emberizidae, originária da América do Sul, muito procurado pelos criadores de aves em cativeiro, devido ao seu canto e também por causa de sua índole agressiva, em rinhas semelhantes às de brigas de galo.

Por ser uma espécie nativa do Brasil, é necessária uma licença do IBAMA para o transporte e criação em cativeiro. De acordo com o EDIVALDO PEREIRA, as aves, teriam como destino, um amigo residente na cidade de Araripina-PE, concretizando o tráfico de aves silvestres. Após a meritória apreensão, o incriminado foi encaminhado e apresentado no 193 Distrito Policial de Salgueiro-PE, aonde foi autuado em flagrante pelos crimes cometidos e recolhido ao PSAL (Presídio de Salgueiro), ficando à disposição da justiça, conforme foi constado no Registro Policial de nº 160/2017.