Farmácia Municipal é inaugurada em Serra Talhada e começa a funcionar na sede própria a partir desta sexta (23)

farmacia

A Farmácia Municipal de Serra Talhada foi entregue na tarde dessa quinta-feira (22) na rua Deputado Afrânio Godoy,  855, próximo ao Conselho Tutelar. O prefeito Luciano Duque (PT), chegou a se emocionar e agradecer o empenho de sua equipe de governo pelo empenho. A nova farmácia faz homenagem a um dos maiores farmacêuticos de Serra Talhada, Adalberto de Barros Primo, que iniciou no ramo farmacêutico na cidade em 1958. Homem querido em toda região, que afirmava “Não ter clientes, mas amigos”.

A farmácia estava funcionando no Centro de Saúde, e a partir dessa sexta vai funcionar em sua sede própria. De acordo com Maysa Conrado, farmacêutica responsável pelo equipamento, “o investimento é tripartite, e vai atenderá a população com a distribuição de medicamentos básicos, medicamentos para saúde mental, insulina e insumos”.

Foto: Orlando Telles

Foto: Orlando Telles

 

Durante a inauguração, a neta do homenageado, Rejane Barros, agradeceu pelo reconhecimento do trabalho humanizado que seu avô realizou no município.

Já a secretária Márcia Conrado, começou seu discurso agradecendo toda equipe que compõe a assistência farmacêutica no município e relacionou algumas obras entregues à população. “Estamos construindo história na saúde pública de Serra Talhada. Fomos pioneiros ao inaugurarmos o primeiro hospital veterinário municipal do nordeste, Caps I, que funciona com recursos próprios e hoje entregando a Farmácia Municipal. Com planejamento e compromisso, estamos unidos, buscando excelência e qualidade de vida à população de Serra Talhada”.

Emocionado com as palavras de Márcia, o Prefeito Luciano Duque afirmou que “este é o caminho! E a prestação de contas é para o povo de Serra Talhada”. Além de falar sobre as dificuldades em superar a crise pela qual o país vem passando, Luciano elogiou toda sua equipe, mostrando com a união e a luta para melhorar a vida dos que mais precisam tem sido a fórmula para a conquista de mais desenvolvimento para a cidade.

Segundo o Secretário Executivo de Saúde, Aron Lourenço, a nova estrutura vai proporcionar mais conforto e qualidade no atendimento. “A farmácia vai atender melhor a população com uma estrutura adequada e confortável, a farmácia terá uma localização privilegiada, ficando mais próxima das clinicas e consultórios médicos”.

Ainda de acordo com o secretário, é necessário mostrar à população a importância da correta distribuição dos remédios, bem como a administração responsável.  “Os usuários devem apresentar as receitas médicas fornecidas pelos médicos do Município para que sejam retirados os medicamentos. Isso acontece para que possamos ajudar a controlar a automedicação. Bem como explicar as diferentes formas de administração medicamentosa”.

Segundo o ST+, na oportunidade o prefeito garantiu que vai honrar os compromissos com os funcionários e que não é caloteiro“Quando eu assumi a prefeitura em 2013, eu assumi com R$ 15 milhões de débito, e conseguimos superar estas dificuldades. Então, é um momento de unidade e compressão. Reconheço que estamos tendo dificuldades, que estamos atrasando a folha e alguns compromissos. Mas temos a responsabilidade e a coragem de dizer isso em público, que nós vamos cumprir com os nossos compromissos. Não somos daqueles, que passamos calote em funcionários”, disse o prefeito.