Estudantes universitários de Floresta ocupam secretaria de educação para cobrar melhoras no transporte escolar

Dezenas de estudantes universitários ocuparam a secretaria de Educação de Floresta, no Sertão de Pernambuco, nesta quinta-feira (18). Os estudantes reclamam do número e qualidade dos veículos oferecidos por empresa terceirizada contratada pela prefeitura. Os alunos permaneceram durante uma hora na recepção do órgão de forma pacífica.

 

De acordo com o blog do Elvis, uma comissão de estudantes universitários estiveram nesta quinta-feira (18) na secretaria de Educação, Prefeitura e Câmara de Vereadores de Floresta, no Sertão de Pernambuco. Em uma manifestação pacífica, eles buscaram o diálogo com o poder público municipal.

 

A garantia de transporte universitário é a principal reivindicação do grupo. Eles precisam viajar vários quilômetros por dia em ônibus cedidos pela prefeitura. A comissão é formada basicamente por alunos das faculdades Facesf e Cesvasf, ambas localizadas em Belém do São Francisco. Eles também cobram uma lei municipal que regulamente o transporte universitário na cidade.

Tanto a prefeita de Floresta, Rosangela Maniçoba, como a secretária de Educação, Amanda Goiana, estavam viajando a trabalho. Na ausência delas, o secretário de administração, Wendel França, e o presidente da Câmara de Vereadores, Murilo Almeida, receberam o grupo e anotaram as queixas. Os estudantes irão se reunir novamente na próxima semana com as autoridades competentes.

 

“Cerca de 150 alunos estudam em Belém, mas ontem (17) disponibilizaram apenas duas vans com capacidade para 17 e 19 pessoas respectivamente. Os veículos saíram da cidade lotados”, disse uma das estudantes. Além do transporte ser insuficiente para a demanda, ainda há o problema da qualidade dos ônibus oferecidos. “Parte da linha que oferece o serviço na cidade são antigos. Os carros quebram sempre e quem fica no prejuízo são os estudantes”, completa outro aluno.

 

TRANSPARÊNCIA – De acordo com dados fornecidos pelo Tribunal de Contas da União (TCE), a prefeitura de Floresta investiu mais de R$ 680 mil com o transporte universitário em 2015. A empresa Regina Lucia Falcão Reis – EPP executou o serviço entre Janeiro e Julho. Já a GA Transportes LTDA – EPP deu continuidade de agosto até dezembro do ano passado. Ainda não consta no sistema do TCE o pagamento dos empenhos dos meses de novembro e dezembro. Os dados estão disponíveis publicamente no site Tome Conta.

 

Em nota, a Prefeitura Municipal de Floresta esclareceu que já está tomando as providências cabíveis e que a empresa responsável pelo serviço será notificada. Leia a nota na íntegra abaixo:

Hoje, através de um grupo de alunos e do fiscal de transportes da Prefeitura, a Gestão Municipal tomou ciência da ocorrência de problemas na execução dos serviços de transporte escolar universitário. Com compromisso e aberta ao diálogo, mesmo estando a Prefeita Rorró Maniçoba e a Secretária de Educação Amanda Goiana em Recife, tratando de assuntos de interesse do município, a Gestão recebeu muito bem a equipe, através do secretário de administração, Wendel França, a pedido da Prefeita, anotando todas as demandas, para que, dentro das possibilidades, sejam solucionadas.