Estudantes de São José do Belmonte embarcam para seis países através do Programa Ganhe o Mundo

Mais de 300 alunos selecionados para viajar neste segundo semestre já começaram o pré-embarque desde do último dia 15 de julho. Valéria Élen dos Santos, 16 anos, cursa o segundo ano do Ensino Médio em São José do Belmonte. Ela mora no Assentamento Vida Nova e embarca para a Argentina. Por conta da desistência de outros alunos terminou remanejada.

Acostumada a ajudar a família na roça desde criança, Agora embarca para o país de língua espanhola como uma forma de escapar do trabalho infantil. Valéria garante que vai mostrar aos argentinos a cultura da Pedra do Reino.

Um pouco mais novo, Júlio César, aos 15 anos, morador do assentamento Terra Nova, no mesmo município^, estudou bastante e conseguiu através das notas ser selecionado para o intercambio.

Já José Édson Izidoro, 16 anos,  embarca para o Chile junto com Júlio César.  Ele conta que quer aprender matérias não disponibilizadas nas escolas de Pernambuco e mostrar aos chilenos os pratos típicos do sertão.

Antes participaram de uma reunião no Centro de Convenções com os representantes do programa estadual Ganhe o Mundo. O secretário de Educação, Fred Amâncio, explicou que as vagas foram ampliadas par ao programa e agora escolas de diversos recantos estão incentivando seus alunos a participarem da seleção.

No início do programa, apenas jovens de escolas com desempenho muito bom participavam. Além disso, estudantes que residem em assentamentos  e estudantes de escolas públicas com talento em música também devem ser beneficiados a partir do ano que vem. Na foto, o prefeito Marcelo Pereira.