Deputados de Floresta solicitam reabertura da comporta da barragem de Serrinha

O deputado federal Kaio Maniçoba (PHS), fez um pronunciamento na Comissão de Agricultura da Câmara sobre a reabertura das comportas da Barragem de Serrinha, que fica entre Floresta e Serra Talhada.

O deputado de Floresta disse que recebeu várias solicitações pedindo que fossem reabertas, com o objetivo de amenizar os estragos que a seca vem trazendo à região. Mas a água de Serrinha está impedida de ser usada para o consumo humano por conter bactéria cancerígenas.

Já o também florestano, deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco para relatar que todo o Vale do Pajéu abaixo da Barragem Serrinha até chegar ao Rio São Francisco está sem agua, com as comportas fechadas, prejudicando a população.

Segundo a APAC- Agência Pernambucana de Águas e Clima, não há condição de liberar água, por está contaminada, mas o deputado garantiu que a água pode ser utilizada de alguma forma.

Segundo ele, “Mesmo contaminada, é possível utilizar a água para irrigação. Não se justifica que essa água fique parada, evaporando. Basta ser dada orientação para evitar o consumo humano, e assim pode manter os empregos e a produção agrícola na região”, disse.

Novaes afirmou ainda que estudos comprovaram que a água de alguns trechos da barragem onde não chegam os raios do sol podem ser consumida pelas pessoas, pela ausência das bactérias nestes locais.