Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Serra Talhada conquista certificado do Instituto Coca-Cola Brasil

Com o apoio da Prefeitura Municipal e do Instituto de Tecnologia de Pernambuco – ITEP; a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Serra Talhada – COOPECAMAREST recebeu o Certificado Coletivo Reciclagem do Instituto Coca-Cola Brasil.

A Cooperativa foi avaliada quanto ao grau de formalização, gestão, capacidade de coleta, produção, comercialização e prestação de serviços; o que resultou no bom desempenho do terceiro ciclo do Programa de Metas e Recompensas.

O Coletivo Reciclagem tem como objetivo empoderar e profissionalizar cooperativas de catadores de material reciclável e incluí-las na cadeia formal, gerando mais eficiência, trabalho em rede, renda justa e ambiente digno aos catadores.

Ivani Rodrigues – Presidente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Serra Talhada, ao festejar a conquista relembrou como tudo começou e como foi abrangendo melhorias para os catadores.

“Quando eu entrei aqui, nós encontramos um lixão ali na frente e fizemos um trabalho em parceria. Em seguida o galpão e o projeto foram inaugurados e, coisas boas foram acontecendo; os catadores começaram a ter melhores condições de vida, de trabalho como horário de descanso e almoço” destacou Ivani.

Ainda segundo a presidente, parcerias com o setor privado e o apoio do Governo Municipal foram fundamentais para o sucesso da COOPECAMAREST.

“Juntos realizamos visitas as empresa e, conseguimos firmar parcerias. Algumas doam outras, nós vamos atrás com o nosso caminhão. Hoje, nós já conseguimos levar, várias pessoas de dentro da cooperativa para as ruas; tem sempre uma equipe trabalhando e tendência é só crescer. Foi um avanço muito grande, o prefeito doou este terreno e doou mais outro pra uma nova construção, como também combustível e, nossa meta é triplicar o nosso trabalho”, destacou Ivani.

João Carlos, técnico do Municipal e do Instituto de Tecnologia de Pernambuco – ITEP destacou: “Nossa primeira meta foi conquistada e esse prêmio veio em forma de presentes. Ganhamos uma talhadeira e vários EPI’s”.