Conselho tutelar de Serra Talhada faz balanço e começa ano na nova sede na Joca Magalhães. Assista o Vídeo:

Em 2015 a maior conquista do Conselho foi a aquisição de um veículo próprio em parceira com a secretaria nacional de direitos humanos da presidência da república. 2016 começa com a entrega de mais 5 computadores e impressoras para melhorar o atendimento e transferência para uma sede mais estruturada na rua Joca Magalhães.

O conselheiro Antônio Alves fez um balanço das ações em 2015. O Conselho Tutelar de Serra Talhada emitiu 360 ofícios, 500 ocorrências registradas na sede, além das visitas domiciliares itinerantes distritos na zona rural, 20 medidas de proteção, 50 encaminhamentos aos órgãos, emissão 60 termos de entrega e responsabilidade para responsáveis de crianças e adolescentes, em Serra Talhada, e outros municípios.

Em 2014 foram registradas 581 ocorrências, 614 ofícios foram enviados, 50 termos de entrega e responsabilidade e 41 encaminhamentos.

A conselheira Isabel Cristina afirmou que a maioria dos 500 casos é de negligência. Destes, uma criança que morreu queimada, mas não nenhum homicídio de criança. Ela reforçou que com a chegada de dois novos conselheiros haverá plano de trabalho. Outro dado preocupante é que com o aumento abusivo do uso de drogas a família está jogando a responsabilidade para o conselho e outros órgãos. Além disso, as escolas que não querem alunos ruins.

A mensagem final do ex conselheiro tutelar, Daniel Lima foi um apelo para que Policias Civil e Militar e judiciário vejam os conselheiros como órgãos de defesa e não como de justiça. Além de cobrar os conselheiros atuem dentro das suas atribuições, eles devem cobrar mais capacitações. Confira nossa matéria na TV Jornal/SBT mostrando a posse: