Conheça os novos conselheiros tutelares de Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Flores e Floresta

Os nomes dos novos conselheiros tutelares de Serra Talhada foram divulgados na noite deste domingo (04). Com 670 votos, Edvan foi o primeiro candidato eleito, em seguida veio Cristina com 516 votos, Márcia com 503, Antônio com 334 e Sônia com 232. Ao todo, nove candidatos concorreram a 5 vagas.

“Todos os candidatos passaram por várias etapas para que pudessem chegar a eleição, como: processo seletivo e análise de documento, Com certeza, todos os 9 candidatos estavam aptos a assumirem o cargo, ficando nas mãos dos serra-talhadenses a escolha democrática através da eleição”, explica o Secretário de Desenvolvimento Social e Igualdade Racial.

De acordo com a assessora da Prefeitura de Serra Talhada, Rochany Rocha, durante todo o dia, mais de 3 mil pessoas exerceram a cidadania e ajudaram a eleger os responsáveis pelos cuidados das crianças e adolescentes de Serra Talhada, como fez a doméstica, Francisca Lima, que chegou minutos antes do fechamento dos portões.

“Eu pedi para sair mais cedo do trabalho para votar. É importante escolhermos com seriedade as pessoas que vão defender as crianças. Tive um caso na família e sei o quanto é importante ter profissionais competentes e que, acima de tudo, pensam no melhor para as crianças”, justifica Francisca.

As eleições aconteceram na Aeset e todo o processo ocorreu de forma tranquila e organizada. “Não tivemos nenhum problema, e apesar da votação ser através da chapa, a contagem dos votos foi em tempo recorde”, afirma o secretário.

O Conselho Tutelar é um órgão público do município, vinculado à Prefeitura e autônomo em suas decisões. Ele não substitui outros serviços públicos e só deve ser acionado se houver recusa de atendimento a criança e ao adolescente. Confira o resultados em Afogados da Ingazeira, onde a surpresa foi Alane Ramos, considerada favorita, não foi reeleita:

 

Simone da Feira – 1.610 votos (REELEITA)
Danilo Gonçalves – 1.508 (ELEITO)
Patrícia do Abatedouro – 1.380 (ELEITO)
Romero Moraes – 1.231 votos (ELEITO)
Miltinho – 1-127 votos (REELEITO)
Pedro Rafael – 1.122 votos
Alexandre – 1.109 votos
Alane Ramos 1.105 votos
Bel Moura – 1.050 votos
Nice – 573 votos
Ivone – 564 votos
Maria Rita – 435 votos
Sandra Pires – 259 votos
O artigo 132 do ECA determina em cada município deve haver, no mínimo, um Conselho Tutelar composto por cinco membros, escolhidos pela comunidade por eleição direta para mandato de três anos. Os eleitos vão zelar por crianças e adolescentes que foram ameaçados ou que tiveram seus direitos violados de acordo com o que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA em seu artigo 136. Confira agora os vencedores da Eleição do Conselho Tutelar no municipio de Flores-PE:
1° Adiel – 1.269 votos
2º Fabiana – 1.195 votos
3° Cristiano – 1.146 votos
4º Edy Silva – 1.020 votos
5º Gildo – 955 votos

 

Conheça também os novos Conselheiros tutelares de Floresta:

1º – Valquíria de Sá Souza – 589 votos

2º – Olímpia Nogueira Ferraz Silva – 361 votos

 3º – Neuma de Cássia Nunes Souza – 306 votos

 4º – Ivanilda da Silva – 231 votos

5º – Ricardo Manoel de Souza – 202
 
SUPLENTES
1º – Maria Aparecida Cavalcanti Freire – 188 votos
2º – Genilson de Souza Lima – 144 votos
3º – Claudiana da Silva Sá – 102 votos
4º – Silvaneide Monteiro da Silva – 62 votos
5º – Anna Corolina de Menezes Carvalho – 57 votos