Começa hoje o IX Encontro de Culturas Populares e Tradicionais de Serra Talhada

A equipe da produção do IX Encontro das Culturas Populares e Tradicionais está nos preparativos finais para o recebimento das delegações que virão de todo o país. Um grande público está sendo esperado durante o evento, e Serra Talhada irá se transformar na Capital Nacional da Cultura.

O encontro é realizado pela Prefeitura Municipal e pelo Governo Federal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e pelo Ministério da Cultura, respectivamente, e as principais discussões nacionais acerca das políticas culturais acontecerão na Capital do Xaxado, além de diversas apresentações de artistas e grupos de culturas vindos de todo o Brasil. Até o dia 29 de novembro, Serra Talhada vai respirar a autêntica cultura do país, com manifestações que representam todas as raízes históricas do povo brasileiro.

O IX Encontro das Culturas Populares e Tradicionais teve início no último dia 20 de novembro, com a celebração do Dia Nacional da Consciência Negra, um marco nas políticas públicas de igualdade racial do município.

O Prefeito Luciano Duque reafirmou todo o empenho do Governo para realizar um grande evento, e demonstrou bastante entusiasmo com a movimentação do encontro. “Nós vamos receber milhares de turistas em Serra Talhada, e o Governo está todo mobilizado para receber bem essas pessoas, que já estão chegando de todo o território nacional. Estamos preparados para fazer o maior encontro das culturas que o país já viu, pois temos raízes fortes no processo histórico cultural brasileiro, temos um povo hospitaleiro, temos uma infraestrutura que atende a demanda do evento, ou seja, temos todos os ingredientes para deixar o IX Encontro das Culturas Populares e Tradicionais marcado na história das políticas culturais do país”.

O Prefeito comentou ainda sobre as atividades que deram início ao evento, no último dia 20 de novembro. “Quando institucionalizamos as políticas de igualdade racial dentro do município, a partir da criação da secretaria, demos um passo significativo para fortalecer as ações voltadas para as questões étnicos raciais. E o que vimos no dia 20, quando celebramos o Dia da Consciência Negra e abrimos o Encontro das Culturas, foi um marco histórico na nossa cidade. Um marco pela integração, pelo respeito, pela celebração da luta do povo negro, contra o preconceito. Ou seja, tivemos a expressão da nossa própria identidade com a realização de ações que, tenho convicção, ficarão marcadas em Serra Talhada como a afirmação da importância das políticas voltadas para a igualdade racial”, finalizou.

A abertura oficial do IX Encontro das Culturas Populares e Tradicionais está marcada para esta terça-feira, às 20 horas, saindo com um cortejo da Praça Lampião até a Estação do Forró.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DESTA TERÇA-FEIRA (24)

Cortejo de Abertura e Apresentações no Palco Lampião

18h – Maracatu Nação Império (Serra Talhada/PE)

18h20 – Maracatu Leão Misterioso (Nazaré da Mata/PE)

18h40 – Maracatu Estrela Brilhante (Recife/PE)

19h – Caboclinho União 7 Flechas (Goiana/PE)

19h20 – Boi Cara Branca (Limoeiro/PE)

20h – Abertura Oficial do IX Encontro das Culturas Populares e Tradicionais

21h – Xaxado Cabras de Lampião (Serra Talhada/PE)

22h – Coco Raízes de Arcoverde (Arcoverde/PE)

23h – Josildo Sá (Tacaratu/PE)