Com a chegada das chuvas, segue trabalho de limpeza e revitalização do Rio Pajeú em Serra Talhada

Desde o final do ano passado, a Secretaria de Meio Ambiente, após uma audiência pública com a Procuradoria da República do Ministério Público Federal, vem realizando um trabalho de limpeza e revitalização das margens e do leito do Rio Pajeú, juntamente com os proprietários de terras no leito do rio.

A ação foi iniciada no mês de dezembro com a retirada das algarobas, espécie invasora que tem raízes profundas e consome muita água, prejudicando o lençol freático. As atividades foram intensificadas também nas áreas urbanas, com a retirada do lixo acumulado e um trabalho de conscientização para que a população não volte a jogar lixo no rio.

“Nossa preocupação era com a chegada das chuvas, por isso intensificamos rotineiramente as ações desde dezembro e já estamos com mais de 60% da área urbana concluída, um trabalho difícil e gradativo, mas que surtirá grandes efeitos a longo prazo”, explica Ronaldo Melo Filho, secretário de Meio Ambiente.

A expectativa da Secretaria de Meio Ambiente é concluir os trabalhos até o mês de março. “Já é possível observar uma grande mudança no leito do rio e até março pretendemos concluir a ação. Um trabalho proveitoso que motivou, inclusive, outros municípios a realizarem ações semelhantes”, completa Ronaldo.