Celpe promove espetáculo teatral gratuito sobre uso seguro e eficiente da energia em praça de Serra Talhada

A tarde da quarta-feira (03.08) será bastante animada e educativa para os moradores de Serra Talhada que se dirigirem à Praça Sérgio Magalhães, no Centro. Numa ação de conscientização sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) apresenta o espetáculo teatral “Parceiros da Energia”, uma peça em cordel infantil que difunde de maneira divertida alertas contra desperdício e risco de acidentes  com energia. A iniciativa faz parte do Projeto Espaço Celpe nas Escolas e tem percorrido gratuitamente escolas públicas e privadas de todo o estado. Em Serra Talhada, a peça ganhou uma apresentação aberta que começa às 15h30 (ver serviço abaixo). Em seguida, na quinta-feira (04) a apresentação acontecerá no Parque Josefa Coelho, em Petrolina.

Para atrair a atenção da garotada, bonecos, tipo fantoche, fazem a “contação” de histórias e repassam de forma lúdica orientações de segurança. O texto, da poeta cordelista  Mariane Bigio, ajuda a criançada a fixar e aprender os cuidados de maneira descontraída e interativa. As dicas e alertas são enfatizadas pela música e sonoplastia que ficam por conta da musicista Milla Bigio. Na historinha, os personagens Visor, Enérgica, Elétrica e Watt, interagem com as crianças, promovem brincadeiras e finalizam a encenação transformando todos os participantes em Parceirinhos da Energia, para serem multiplicadores de tudo o que aprenderam e levar novos hábitos para seus lares.

Somente neste ano, em quatro meses de atuação, a peça já visitou 20 escolas públicas e privadas de Pernambuco. A expectativa da empresa é envolver, no decorrer do ano, mais de 10 mil crianças de todo o Estado numa cultura de comportamento seguro e eficiente. O projeto, desde que foi concebido em 2014, já atingiu 13 mil crianças.

Além do Espaço Celpe nas Escolas, a Celpe desenvolve outros projetos educacionais que orientam crianças e adolescentes sobre o uso correto da energia elétrica. Um deles, o projeto Educação com Energia visa formar educadores para mobilizarem seus alunos na aprendizagem do uso consciente dos recursos naturais. Outra ação desenvolvida pela concessionária com foco educativo é a parceria com o UNICEF para orientar os adolescentes atendidos pelos projetos sociais da entidade quanto ao uso racional e seguro da energia elétrica, no interior de Pernambuco.