Celpe oferece curso gratuito em Serra Talhada sobre o uso eficiente da energia elétrica

Nos dias 26 a 28 de abril, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) oferecerá um curso gratuito para educadores do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio da cidade de Serra Talhada, interessados na capacitação da Metodologia Energia que Transforma, desenvolvida pela Fundação Roberto Marinho/Canal Futura em parceria com o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – PROCEL/ ELETROBRAS. O objetivo do curso é formar educadores para mobilizarem seus alunos e comunidade escolar a fazerem uso consciente dos recursos naturais, inserindo-os na aprendizagem do combate ao desperdício de energia como forma de preservação do meio ambiente. Em Pernambuco, foram disponibilizadas 240 vagas e o curso será levado, também, para as cidades do Recife, Garanhuns, Serra Talhada, Araripina e Petrolina.

O capacitação terá carga horária de 24 horas, com três dias de formação presencial. Para participar, é preciso acessar o site www.celpe.com.br e, a partir dele, entrar no link do projeto Energia que Transforma (www.celpe.com.br/Pages/Energia-que-Transforma.aspx). Com o objetivo de assegurar a presença dos educadores inscritos, é importante que, antes de realizar a sua inscrição no site, o interessado confirme com a sua unidade de ensino a viabilidade da participação na data proposta.Somente participam os professores que estiverem lecionando regularmente em pelo menos duas turmas de alunos do ensino fundamental II ou ensino médio da rede pública ou particular ou que estiverem exercendo função de diretor ou coordenador pedagógico que permita multiplicação dos conteúdos em pelo menos duas turmas de professores de sua esfera direta de atendimento. 320 no Estado da Bahia.

Cada professor participante receberá o kit Energia que Transforma, formado por 1 DVD com 10 episódios da série Vida de República, exibida pelo Canal Futura, 30 spots de rádio onde o locutor esclarece dúvidas de seus ouvintes sobre questões relacionadas às temáticas energia, meio ambiente e sustentabilidade, 5 cadernos de texto e o cartaz com a linha do tempo da energia. O kit Energia que Transforma foi desenvolvido como recurso pedagógico para o educador pela Fundação Roberto Marinho, contratada pelo Programa Nacional de Combate ao Desperdício de Energia (PROCEL), do Ministério de Minas e Energia.

METODOLOGIA – O Energia que Transforma, por meio de uma proposta pedagógica interdisciplinar, prioriza o diálogo e fortalece a consciência sobre o uso eficiente da energia para a preservação dos recursos naturais observando a relação do homem com o ambiente que o envolve. As oficinas de formação promovem o diálogo e desenvolvem o aprendizado sobre assuntos diversos, como ambiente e energia, educação e cidadania, trabalho e pluralidade cultural. A Metodologia Energia que Transforma foi desenvolvida pela Fundação Roberto Marinho/ Canal Futura em parceria com o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL) / Eletrobrás e Ministério de Minas e Energia (MME).