Campus Serra Talhada do IF Sertão-PE realizou pela primeira vez a Semana da Biblioteca

Foi concluída na tarde de ontem (17), a Semana da Biblioteca do campus Serra Talhada do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). Durante os dois dias de evento, estudantes e servidores do Instituto, puderam assistir a palestras e filme, participar de oficina literária, minicurso além de compartilharem experiências e discutirem sobre os temas abordados.

if

A cerimônia de abertura contou com o lançamento do livro “Religiões Negras no Brasil: da Escravidão à Pós-emancipação”, que tem como autora a professora de História do campus, Valéria Costa. Em sua palestra, Valéria falou sobre seu trabalho e fez referência também ao movimento Novembro Negro, comemorado em todo o país por conta do Dia da Consciência Negra no próximo dia 20. Para ela, a importância de debater esse tema com os estudantes é, sobretudo, porque temas polêmicos não podem ser esquecidos ou deixados de lado, mas enfrentados. “Estamos trabalhando com a formação de pessoas, de cidadãos. É necessário que esses alunos saiam do IF Sertão-PE que eu uma instituição de ensino diferenciada, com uma visão ampla sobre questões que estão em nosso cotidiano e relações interpessoais”, salientou a professora.

O evento continuou na manhã do dia 17, com a exibição do filme O Aluno, para os estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) do campus. No período da tarde os alunos dos cursos subsequentes assistiram ao minicurso sobre técnicas para elaboração de um relatório técnico, ministrado pelo bibliotecário Vanildo Pereira, já os do EMI, juntamente com estudantes que estão se preparando para o Processo Seletivo do Instituto, participaram da oficina literária Liteloucura – Somos o que Lemos. Mediado pela professora de português, Jacira Nogueira, a oficina demonstrou um pouco do que tem sido trabalhado nas aulas de literatura do campus.

Mariana Paiva, estudante do EMI, conta que o momento foi enriquecedor para sua formação. “O filme que assistimos envolvia a parte de História e por também ser uma lição de vida. Já agora à tarde, pudemos apresentar nosso trabalho de literatura aos colegas que estão se preparando para entrar no IF Sertão-PE e incentivá-los a conhecer o que tem sido feito aqui”, destacou a jovem.

Para Mércia Silva, bibliotecária do campus Serra Talhada, o evento mostrou aos estudantes esse poder que a leitura pode trazer na vida de qualquer pessoa e agradece a todos os participantes. “Ainda que não tenhamos a estrutura física da biblioteca em si, conseguimos realizar nossa semana de maneira proveitosa. Nossos estudantes compareceram e puderam reconhecer mais ainda a biblioteca como um ambiente de pesquisa e estudo”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *