Arcoverde e Afogados da Ingazeira disputam a criação do Hospital do Sertão com Serra Talhada

O Hospital do Sertão que seria instalado em Serra Talhada, agora ganhou a concorrência de mais dois municípios: Afogados da Ingazeira e Arcoverde, municípios governados por José Patriota e Madalena Brito, respectivamente.

O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT) já havia anunciado mais de R$ 100 milhões em emendas do senador Humberto Costa (PT) para a construção do aparelho público na cidade, importante para a prática do curso de medicina da UPE. Além de desafogar o Hospital Regional Agamenon Magalhães – Hospan, que por sua vez se transformaria no Hospital da Mulher.

Mas  projeto agora está sendo pleiteado também por Afogados da Ingazeira, onde o prefeito Patriota é do partido do governador do estado Paulo Câmara, ou, em Arcoverde, onde a prefeitura vem lutando pela obra nos bastidores argumentando que é o portal do Sertão com o Agreste e por isso ganha no desenvolvimento.

O hospital também foi tema de campanha nas eleições de 2014, e foi usada pelo Governador Paulo Câmara (PSB). É hora da situação e oposição, que conta com Sebastião Oliveira, na secretária de transportes se mexerem para não perderem a unidade. Já que Serra Talhada, com quase 90 mil habitantes, leva desvantagem na questão de força política em relação a Afogados da Ingazeira.

A cidade já perdeu para Afogados a possibilidade de sediar a Gerência Regional de Educação – GRE e Diocese.