Antigo Batalhão e Pensionato vai virar centro cultural em Floresta, no Sertão

download (1)

Um prédio histórico do município de Floresta vai se transformar em um centro cultural. Conhecido como o pensionato da divina providencia e antigo “Antigo Batalhão”, o local aguarda há anos o tombamento e reforma através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Mas de acordo com o Blog do Elvis Lima, o problema é que não há dinheiro e nem previsão de quando a obra de restauração vai começar.

O edifício começou a ser construído no ano de 1912 e abrigou o 3º Batalhão da Força Pública. Na época, o objetivo principal era combater Lampião e seus cangaceiros. Anos mais tarde o prédio foi desativado. O local também chegou a abrigar cursos e até um pensionato para estudantes.

O prédio de cor amarelada teve de ser apoiado por uma estrutura metálica para que não desmoronasse com a ação do tempo. O turista que passa hoje no local nem imagina a importância histórica, mas, quem é “da terra” sabe bem o que era o “Antigo Batalhão”.

Localizado na Praça Major João Novaes, o prédio teve o edital de tombamento publicado em 2010. De lá pra cá, nada mudou. A estrutura continua fechada. Não há previsão de quando a reforma avaliada em R$ 3 milhões sairá das folhas de papel do Governo de Pernambuco. De acordo com a Fundarpe, ainda não há recursos financeiros para a licitação e por isso ela sequer foi iniciada.

De acordo com os documentos analisados pelo blogueiro florestano, a estrutura que hoje encontra-se abandonada vai dar lugar a um espaço voltado para a valorização da cultura.