Afogados da Ingazeira recebe prêmio de melhor planejamento e regulação em saúde do Pajeú

O Secretário Municipal de Saúde, Artur Amorim, recebeu o Prêmio DESTAQUE 2014 pelas ações desenvolvidas na área de planejamento e regulação em saúde do Sertão do Pajeú. A premiação foi concedida pela X GERES, atualmente composta por 12 municípios da região e abrangendo uma área onde residem 180 mil pessoas.

A implantação da central de regulação – com dois coordenadores, seis atendentes e três plantonistas específicos para atender os pacientes do transporte fora do domicílio, com infraestrutura de 10 computadores conectados com internet – veio fortalecer essa estratégia.

 

Segundo o Secretário de Saúde, Artur Amorim, o planejamento é feito de acordo com a análise de dados dos sistemas de informação e a escuta qualificada da população, e é fundamental para definir as ações estratégicas de saúde no município. Só para ter um exemplo da importância dessas ações, Afogados conseguiu reduzir em 66% os índices de mortalidade materno-infantil no município. No âmbito das cotas para exames e consultas especializadas, a Secretaria conseguiu ampliar o número e qualificar a sua utilização.

 

Números da mortalidade materno-infantil em Afogados nos últimos três anos:

 

2012 – 18 mortos para cada mil nascidos vivos

 

2013 – 12 mortos para cada mil nascidos vivos

 

2014 – 08 mortos para cada mil nascidos vivos