Aberto inquérito contra e Anchieta Patriota de Carnaíba e Danilo Cabral

A promotora Áurea Rosane Vieira, que atua na Promotoria do Patrimônio Público do Recife, abriu inquérito, contra o secretário de Planejamento do Estado, Danilo Cabral, e o ex-candidato a deputado estadual Anchieta Patriota, por uso de carros oficiais do Grande Recife Consórcio de Transporte na campanha eleitoral de 2014. Os dois fizeram “dobradinha” nas eleições de 2014. O inquérito foi aberto no último dia 29 de abril, mas só agora foi divugado.

Segundo o despacho da promotora, o Ministério Público do Estado (MPPE) recebeu um ofício “oriundo da 4ª Zona Eleitoral do Recife que encaminha notícias de fato relatando o uso de bens e servidores do Grande Recife Consórcio de Transporte pelo Comitê de Campanha do candidato a Deputado Federal Danilo Cabral e candidato a deputado estadual José Anchieta Patriota”.

Diante deste comunicado da Zona Eleitoral (órgão do TRE de Pernambuco), a promotora decidiu abrir inquérito e requisitou o envio de provas pelo atual presidente do Grande Recife. Segundo o blogueiro Marcos Montinely, na ação, a prootora requisita no prazo de trinta dias, cópia da documentação referente à locação dos veículos Saveiro, placa 2730 e Logan 7696, informações acerca do tipo de vínculo, lotação, frequência, férias e afastamentos dos servidores Tiago Arruda e Eduardo Cabral, no período de junho a outubro de 2014, bem como nome e qualificação do Diretor-Presidente do Consórcio no período citado.

O inquérito ainda está em fase inicial, mas pode resultar se comprovados os fatos, em uma ação de improbidade administrativa. A promotora já tem as placas dos veículos que, supostamente, podem ter sido usados na campanha política. Anchieta foi ex prefeito de Carnaíba e Danilo secretário das Cidades, no segundo mandato de Eduardo Campos, secretaria que supervisiona o Grande Recife.

O Ex prefeito do Município de Carnaíba e atual Secretário de Articulações do Governo Paulo Câmara negou através de Nota enviada ao Blog do Cauê Rodrigues, a utilização de veículos oficiais do Grande Recife Consórcio de Transporte na campanha eleitoral de 2014.
 Nota de Esclarecimento.
Com relação às matérias divulgadas em blog acerca de um Inquérito Civil Público instaurado para investigar suposta utilização de veículos do Grande Recife Consórcio de Transportes em favor da minha candidatura nas eleições 2014, tenho a esclarecer que:
1- Nunca ocorreu qualquer tipo se utilização de veículos do Grande Recife Consórcio de Transportes ou mesmo de outro órgão público em benefício da minha campanha.
2- A prestação de contas da campanha eleitoral foi devidamente aprovada no TRE-PE, cujo processo tramitou sob o número 1753-24.2014.6.17.0000, estando à disposição de todos que desejem consultá-la.
Atenciosamente
JOSÉ DE ANCHIETA GOMES PATRIOTA